Formação Pedagógica Inicial de Formadores

  • Horário

    Laboral

  • Duração

    90h

  • Partilhar:

A formação Pedagógica de formadores(as) tem como objetivo promover a aquisição, atualização e o aperfeiçoamento de competências, transferíveis para a sua prática. Estas competências estão relacionadas com a
- conceção e elaboração de programas de formação e de materiais pedagógicos;
- gestão e coordenação de formação;
- investigação e experimentação de novas abordagens e metodologias aplicadas a públicos e contextos diversificados, em várias modalidades de formação.

No final da formação os futuros formadore(a)s deverão ser capazes de:
- Caraterizar os contextos /Sistemas da formação Profissional em Portugal;
- Distinguir as competências exigíveis ao formador em função dos sistemas em que intervém;
- Adotar uma perspetiva de autoavaliação relativamente à sua prática;
- Planificar unidades de formação tendo como ponto de partida as orientações e procedimentos do plano de formação;
- Formular adequadamente os objetivos pedagógicos;
- Conceber e aplicar uma metodologia adequada aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto da formação;
- Desenvolver um dispositivo de avaliação das aprendizagens como parte integrante de um sistema interativo de avaliação da formação;
- Utilizar e conceber de forma adequada os recursos didáticos na formação;
- Adequar o processo de aprendizagem à especificidade do formando;
- Desenvolver uma relação pedagógica e eficaz e produtiva em função do grupo de formação;
- Refletir sobre os sistemas de formação.

A Formação Pedagógica Inicial de formadores é dirigida a pessoas que pretendam adquirir o CCP - Certificado de Competências Pedagógicas para exercer a atividade de formador, preferencialmente com uma qualificação de nível superior, ou ainda, pessoas com habilitação escolar inferior, que pode ir até ao 9º ano de escolaridade, com competências em áreas mais operativas, e com cinco anos de experiência profissional numa determinada área devidamente comprovada.

1.Formador: Sistema, Contextos e Perfil
2.Simulação Pedagógica Inicial
3.Comunicação e Dinamização de Grupos em Formação
4.Metodologias e Estratégias Pedagógicas
5.Operacionalização da Formação: do Plano à Ação
6.Recursos Didáticos e Multimédia
7.Plataformas Colaborativas de Aprendizagem
8.Avaliação da Formação e das Aprendizagens
9.Simulação Pedagógica Final


A metodologia adotada passa pela utilização de técnicas diversificadas tais como: sessões de informação, trabalhos individuais, de grupo, simulações e métodos ativos entre outros (expositivo, interrogativo e demonstrativo), de acordo com a especificidade dos módulos em questão.

Neste pressuposto, o curso de Formação de Formadores abrange métodos e técnicas diversificadas, de forma a uma maior adaptabilidade ao respetivo público-alvo, sendo que, e de acordo com o referido no parágrafo anterior, é privilegiado o método ativo.

A avaliação é feita através de testes por módulo, autoscopias, contínua e assiduidade.

As ações de “Formação de Formadores” têm os seguintes requisitos para a emissão de certificados aos participantes:
- Demonstrado atingir os objetivos propostos;
- Tenham tido uma assiduidade igual ou superior a 95% da duração total da Ação.
- Tenham frequentado, pelo menos, 75% da carga horária dos módulos que tenham uma duração superior a 3 horas;
- Tenham frequentado 100% da carga horária dos módulos que tenham uma duração inferior ou igual a 3 horas.



Observações :

Modalidade
• Formação Contínua

Formas de Organização da Formação
• Formação presencial em sala

Metodologia Formativa
• Método expositivo, demonstrativo e ativo.

Recursos Materiais e Pedagógicos
• Sala de Formação; computador; videoprojector, Tela de projeção; quadro branco, documentação.

Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas

09h - 12h30 14h - 17h30/18h 2f e 4f

Inscrição