pt | en



Serviços


Lenda de Natal inspira sistema4 a criar vela gigante
A maior vela de Portugal construída em paletes de madeira está em Leiria

De 26 de novembro a 6 de janeiro pode ser vista em Leiria, a Vela de Natal gigante feita com paletes.

Esta iniciativa, inserida no projeto Leiria Cidade Natal, idealizada pela Câmara Municipal de Leiria, tem a sistema4, agência de publicidade associada da NERLEI, como autora do conceito criativo, projeto e direção do mesmo. A sua construção contou com a colaboração da Martos, também associada da NERLEI, da MSCariano e Aliled.

A Vela de Natal tem uma altura de 14,5 metros e conta com 1394 paletes, 6750 parafusos e um peso aproximado de 38000kg.

A construção teve início no dia 21 de novembro, segunda-feira, demorou cerca de 40 horas, divididas por seis dias, tendo terminado no dia 26 de novembro, sábado, às primeiras horas da manhã. Nesse mesmo dia, pelas 16 horas, foi inaugurada pelo Dr. Raul Casto, Presidente da Câmara Municipal de Leiria.

Após a construção de um Ovo gigante e da Árvore de Natal, em 2015, também em paletes, a sistema 4 foi convidada pela autarquia a erguer novamente um projeto que encantasse a comunidade leiriense.

A ideia tem como inspiração, uma lenda de Natal sobre um velho sapateiro que todas as noites acendia uma vela à janela iluminando assim os viajantes que ali passavam. Assim, a idealização da Vela de Natal em paletes surge como "simbolismo para uma época de união, esperança e bondade" explica o diretor criativo da sistema4, Pedro Oliveira.

A construção da Vela de Natal pode ser vista num timelapse disponível em: www.sistema4.pt/life/vela-de-natal-2016.

 

 




ImprimirEnviar por Email

 2016.11.30