pt | en



Serviços


Apresentadas 27 bolsas atribuídas para ano letivo 2016/2017
IPLeiria, NERLEI e CEFAMOL destacam inovação empresarial no balanço da cooperação IPL-Indústria

O Politécnico de Leiria (IPLeiria), a NERLEI - Associação Empresarial da Região de Leiria e a CEFAMOL - Associação Nacional da Indústria de Moldes, realizaram no dia 8 de junho o IV Encontro IPL-Indústria, onde foi feito o balanço das atividades realizadas no âmbito da cooperação entre as três entidades, mais de um milhar neste período. Nesta ocasião foram igualmente anunciadas 27 bolsas de estudo que 21 empresas da região, associadas da NERLEI e da CEFAMOL, irão atribuir no próximo ano letivo a estudantes que ingressem no IPLeiria, e teve ainda lugar uma conferência subordinada ao tema "A importância do conhecimento na inovação empresarial", proferida por José Carlos Caldeira, presidente da Agência Nacional de Inovação (ANI).

No balanço destes três anos de parceria, Manuel Oliveira, secretário-geral da CEFAMOL, apresentou os dados do trabalho desenvolvido. Em termos práticos, de ligação academia/empresas, realizaram-se, no total: 230 visitas de estudo, 128 estágios extracurriculares de verão, 62 estágios curriculares nas empresas de licenciatura e 76 de mestrado, 51 projetos de final de curso de licenciatura, 46 trabalhos de unidades curriculares diversas de licenciatura, e 134 trabalhos de investigação e de projeto de mestrado, num total de cerca de 730 projetos.

No âmbito de promoção e disseminação do conhecimento, foram realizados 238 seminários, workshops e aulas abertas, cinco ações de formação para colaboradores de empresas, 63 reuniões com empresários, e 55 prestações de serviço a empresas da região - mais de 360 iniciativas. Foram ainda criados 20 empregos no âmbito do projeto "Passaporte Emprego 3i", e 56 através da "Bolsa de Emprego NERLEI".

As 27 bolsas IPL-Indústria já anunciadas para o próximo ano letivo irão ser atribuídas pelas empresas: Bollinghaus Steel, SA; Bourbon AP Marinha Grande, SA; BPN - Comércio de Peças para Camiões, Lda; Caixa de Crédito de Leiria, EST - Empresa de Serviços Técnicos, SA; GECO - Gabinete Técnico e Controlo de Moldes em Fabricação, Lda; GEOCAM, Lda;  Grupo LN, SA; InCentea - Tecnologia de Gestõa, SA; La Redoute Portugal - Vendas por Catálogo, SA; Lubrigaz, SA; MD Moldes, Moldes RP - Indústria de Moldes, Lda; Moldoeste, P.M.M. - Projetos, Moldes e Manufactura, Lda; Planimolde - Fabricação e Comércio de Moldes, Lda; Ribermold, Lda; SOCEM ED - Fabricação, Engenharia e Desenvolvimento de Moldes, SA; Stream Consulting, Lda; TJ Moldes, SA e VIPEX - Comércio e Indústria de Plásticos, SA. As bolsas IPL-Indústria são atribuídas por empresas associadas da NERLEI e da CEFAMOL aos melhores estudantes que ingressam nos cursos selecionados pelos empresários e que melhor respondem às necessidades da região.

Até ao momento foram contempladas as áreas das engenharias mecânica, automóvel, informática, eletrotécnica e de computadores, engenharia e gestão industrial, marketing, contabilidade e finanças e design industrial. A identificação de novas bolsas continuará até ao início do ano letivo, sendo que, à data do Encontro, o número de bolsas e empresas ultrapassa já o do último ano que totalizou 24 bolsas atribuídas por 19 empresas.

Filme de apresentação de resultados

«Decorridos três anos de parceria no âmbito do protocolo com a NERLEI e com a CEFAMOL, o balanço das ações desenvolvidas em cooperação é cada vez mais revelador do sucesso desta colaboração e continua a potenciar o desenvolvimento de muitas atividades e projetos relevantes, quer na academia, quer nas empresas associadas», destaca Pedro Martinho, diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria (ESTG/IPLeiria). «Para além da forte interação entre a academia e as empresas, é de realçar também o aumento do número de bolsas de estudo atribuídas por empresários da região. Os 24 melhores alunos a ingressar nos cursos de licenciatura selecionados foram este ano agraciados com o pagamento da propina anual, o que concretiza o envolvimento do tecido empresarial da região na formação dos futuros profissionais», salienta ainda o responsável.

Neusa Magalhães, secretária-geral da NERLEI sublinha que "o protocolo IPL-Indústria veio contribuir para reforçar a aproximação entre a academia e a indústria, que tem sido fundamental para formar e reter quadros mais qualificados na região. Além disso, tem criado condições para que o conhecimento que é gerado no nosso Politécnico de Leiria seja colocado ao serviço das empresas, potenciando a investigação e a inovação, e desta forma contribuindo para a competitividade das empresas da região".

Manuel Oliveira, considera que "num momento em que a indústria de moldes atravessa um momento de expansão e crescimento, torna-se fundamental a integração de jovens técnicos qualificados nas empresas do setor. O Protocolo IPL-Indústria e os resultados já alcançados reforçam este propósito, demonstrando o valor da colaboração entre academia e o meio empresarial, alicerçando as oportunidades de empregabilidade existentes".

O protocolo de cooperação IPL-Indústria, assinado em julho de 2013, entre o Politécnico de Leiria, a NERLEI e a CEFAMOL, preconiza a formação em contexto empresarial, a disseminação do conhecimento e ações de responsabilidade social conjuntas, no sentido de beneficiar estudantes, docentes e empresas, aproximando a academia à realidade industrial. Este acordo tem como objetivos principais proporcionar aos estudantes o contacto com o tecido empresarial desde o primeiro ano, formação em contexto de trabalho, desenvolvimento de projetos em parceria com o tecido empresarial, desenvolvimento da parte prática dos conteúdos programáticos das unidades curriculares, uma primeira interação com a realidade de trabalho, e a identificação e potencialização das ações e projetos conjuntos.

Foi ainda apresentado o Portal IPL-Indústria que a aprtir de agora terá toda a informação atualizada das atividades deste protocolo de cooperação.

 

 

 




ImprimirEnviar por Email

 2016.06.16