pt | en



Serviços


A Região

O distrito de Leiria é composto por 16 concelhos e é uma zona de transição entre o Norte e o Sul do País. O seu extremo Norte marca a equidistância entre o Porto e Lisboa, o que significa que a quase totalidade do seu território está mais próxima de Lisboa, cuja influência recebe de forma relativamente mais acentuada.

Com quase 4 000 quilómetros quadrados de área, o distrito representa aproximadamente 5 por cento tanto do território, como da população nacional. Todavia, em importância socio-económica, dinamismo empresarial e capacidade de inovação ultrapassa estas proporções relativamente ao todo nacional.

O distrito possui tradição industrial, nalguns casos multissecular, de aproveitamento e valorização de recursos naturais que acabou por evoluir para atividades tecnologicamente avançadas frequentemente correlacionadas com as primeiras.

Atualmente, a rede industrial instalada é das mais diversificadas e modernizadas do País e nela detêm posição relevante, a nível nacional, produções como cerâmica decorativa e utilitária, cimentos, plásticos, moldes, madeira e mobiliário, vidro e cristalaria. Outras atividades regionais são igualmente dignas de destaque, designadamente a indústria extractiva, a agricultura e a pecuária.

Uma enorme variedade de motivos de interesse, uma paisagem humanizada e um clima ameno conferem ao distrito um enorme potencial turístico. Aqui se situam dois monumentos património da Humanidade - os Mosteiros de Alcobaça e Batalha - diversos castelos medievais e várias igrejas cheias de arte e história. Além disso, as praias e o turismo de natureza são também fortes pontos de atração turística do distrito.

A disponibilidade de recursos naturais valiosos, a mão de obra aplicada e qualificada, a elevada capacidade de dinamismo e iniciativa empresarial, demonstrada desde há muitos anos, aliada à grande abertura à inovação tecnológica e aos mercados mundiais e a posição geográfica privilegiada e de acessos fáceis, fazem do distrito um espaço de progresso económico ímpar oferecendo grandes vantagens ao investimento produtivo.

 

DesenvolvimentoConhecer Mais

ImprimirEnviar por Email